4

Marketing digital em tempos de crise

É bastante comum ligar o conceito de marketing ao ato de fazer propaganda para tentar vender um produto. No entanto, ele não está ligado apenas nisso. Quando falamos em marketing, estamos abrangendo o termo às ações nos modelos de negócio.

Planejar e desenvolver produtos, fortalecer a imagem da empresa, realizar e gerenciar pesquisas de mercado e educar os clientes. Em tempos de isolamento social, é importante pontuar que as pessoas estão passando mais tempo na internet, por isso, o marketing digital ganha força total.

Atualmente, as empresas não têm mais a opção de se posicionar ou não na internet. O tempo em que bastava ter apenas o produto na vitrine não existe mais. Hoje a decisão de compra de um produto ou mesmo serviço começa na internet. As pessoas olham, pesquisam e estudam a melhor forma de adquirir aquilo que desejam.

Para citar alguns exemplos mais evidentes referente ao cenário atual:

– As compras online se tornaram muito mais populares;
– Houve um aumento exponencial nos serviços delivery;
– Muitas empresas adotaram de vez o home office;
– Empreendimentos que envolviam aglomerações tiveram que se reinventar para sobreviver;
– Milhões de desempregados se viram obrigados a empreender.

O importante é estar ativo e presente na tela do seu cliente, despertando nele sempre o desejo de consumo pelo seu produto/serviço.

Veja alguns exemplos:
– Se você tem um restaurante, podem ser feitas ações temáticas, como ‘’Semana FIT’’ durante um tempo limitado, oferecendo pacotes de marmitas especiais.
– Se você tem uma academia, que não pode estar em funcionamento, podem ser criados desafios no Instagram com seus clientes. Também podem ser feitos stories diários, criados programas de treino para fazer em casa.
– Se você é dentista, pode mostrar a histórias de transformação dos seus clientes. Quem sabe fazer stories conversando com os mesmos e mostrando como ir ao dentista é importante e essencial e não dói.

O mais importante é aparecer nas suas redes sociais.

Faça lives mostrando seus produtos, ofereça vantagem como a tele entrega. Faça postagens com frequência e disciplina.

Alimente sua rede social com trabalho ou produto diariamente e invista no Marketing de Relacionamento. Além de humanizar a sua marca, você consegue fazer uma leitura das necessidades do seu cliente.

Em muitos negócios a rede social já é o maior canal de vendas e pode ser o seu também! O momento é de surfar as ondas das mudanças ou ficar a ver navios.

Agora te pergunto, e você? E o seu negócio? Como estão se reinventando em meio a tudo isso? Conta para a gente qual foi ou está sendo a sua estratégia?

Maria Carolina dos Santos – Assistente Fiscal