Cada vez mais tem se falado da importância de fornecer melhores experiências de atendimento ao cliente, e aqui no Polo, temos a nossa própria maneira de fazê-lo, reconhecendo o papel que os nossos clientes exercem. Acompanhe a seguir!
Definição do termo Cliente
Cliente é toda pessoa que tem acesso a um serviço ou produto mediante pagamento. Embora esse termo seja bastante claro quanto ao seu significado, a sua definição na íntegra, possui dois lados.
Num deles, estão os clientes pontuais, que realizam a compra ou aquisição do serviço, somente quando há necessidade momentânea, frequentemente prezando pelo menor valor ofertado.
E, de outro lado, temos os clientes assíduos, esses assim que veem a necessidade da aquisição do produto ou serviço, iniciam a busca por uma experiência de qualidade, onde esta não envolve somente a análise do que é ofertado, mas do todo, atendimento, comprometimento e disposição.
Importância do cliente para a empresa
Conforme vimos acima, existem duas variações de clientes, ambos são importantes para a empresa. Entretanto, diversos fatores são responsáveis por fazer o cliente pontual considerar repetir a aquisição. Por isso, por mais que exista essa visível diferença, a motivação da empresa precisa estar alinhada a ideia de fidelizar clientes por meio da experiência de compra ou serviço oferecido.
Contudo, se o processo de fidelização iniciar com o pensamento de que os clientes precisam ser tratados da melhor forma, em razão do lucro que estes significam para a empresa, o resultado será extremamente frustrante!
Não há como negar que são os clientes que sustentam a empresa, afinal, só se coloca algo no mercado quando há demanda. No entanto, se seguirmos tratando os mesmos “apenas como uma moeda”, certamente seremos tratados semelhantemente como “apenas um serviço ou produto”.
E definitivamente, esse não é o objetivo de nenhum negócio!
Logo, o cliente pode e deve ser considerado como um agente de mudança, as considerações expressadas por eles precisam ser usadas a favor do negócio. O feedback de quem utiliza o seu produto ou serviço, é o que vai evidenciar o que é bom e ajudar a localizar as falhas, aumentando em grande escala a possibilidade de consertá-las no menor tempo possível e sem maiores danos.
Ou seja, o cliente acaba por tornar-se uma importante chave para aquisição de novos clientes. Seja por meio das situações apontadas para melhorias, ou pela experiência que tiveram, podendo comunicar para potenciais clientes, realizando uma publicidade orgânica, o tão conhecido “boca a boca”.
Dia do Cliente: Qual é a origem?
Em resumo, essa data foi originada no Rio Grande do Sul, no ano de 2003. Criada pelo empresário João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos, o “Dia do Cliente” é comemorado anualmente no dia 15 de setembro.
Essa data foi criada com o objetivo de movimentar o comércio de forma geral. Não é direcionada apenas para um nicho específico como as demais datas comemorativas. Por meio dela, é possível abarcar tanto pessoas físicas, quanto jurídicas.
Sobretudo, ela acaba também por elucidar a importância dos clientes para todos os tipos de negócios. Levando em conta os quesitos que apontamos anteriormente, onde o que o cliente oferece no momento em que compra ou paga por um serviço. Não é somente dinheiro, mas a comprovação do potencial que o serviço e/ou produto ofertado possui.
A importância do Relacionamento
Com o intuito de criar uma relação sólida de confiança, posto que, esse é o caminho para a fidelização dos clientes, desde o primeiro contato deve-se oferecer uma comunicação clara, empática e atenciosa.
Uma comunicação clara é aquela que não usa apenas de termos técnicos, mas de uma linguagem acessível ajustada para o cliente, facilitando o entendimento.
Em seguida, a comunicação empática é como uma continuação, onde o principal é colocar-se no lugar do cliente, compreendendo as suas necessidades, e buscando o produto ou serviço que mais se encaixa com essa realidade.
Por fim, a comunicação atenciosa, que é o que torna possível os dois pontos anteriores, a atenção demonstra respeito, e agrega qualidade a construção dessa relação entre prestador do serviço/produto e cliente.
E aqui no Polo, esses são os passos que temos internalizados em nossos processos. Afinal, nós somos os responsáveis por cuidar da saúde financeira dos nossos clientes, e também, por consequência, de garantir mais conforto e tranquilidade para as suas vidas.
Desde a prospecção de um cliente, o nosso primeiro e principal objetivo é compreender as necessidades que ele possui, e sob o mesmo ponto de vista, prestar um serviço de qualidade, comunicando de forma clara, empática e atenciosa.
Sucesso do Cliente
Em síntese, o sucesso do cliente é baseado na satisfação que ele teve ao adquirir o produto ou serviço, se foi estabelecida uma relação de confiança entre o mesmo e a empresa, e ainda, se ele já se considera como se fizesse parte dela.
E aqui, os nossos clientes são o nosso combustível. O sucesso deles é o que nos movimenta e motiva a buscarmos melhorar nossos processos e a investir em estruturas cada vez mais desenvolvidas.
Por falar nisso, você conhece a nossa missão?
De fato, a nossa missão é justamente essa, contribuir para o sucesso da sua empresa!
E dia após dia, trabalhamos para suprir a todas essas necessidades, pensando dentro da realidade de cada cliente, onde entendemos que não há apenas uma forma de fazê-lo, mas a partir de uma relação construída com base na confiança é possível potencializar os melhores resultados.
É uma parceria que vive da evolução de cada encontro!