Passamos boa parte dos nossos dias no ambiente de trabalho, e o estresse não contribui em nada para que este seja o melhor lugar. Contudo, há um segredo para tornar o ambiente de trabalho um lugar melhor: BOM HUMOR.
Pessoas bem-humoradas e sorridentes desencadeiam um clima mais amigável e participativo dentro do ambiente de trabalho. Elas desencadeiam sentimentos como a vontade de aproximação, do diálogo e da troca de informações. Assim, se você for bem-humorado, contribuí para um ambiente harmônico, fundamental para construir uma equipe saudável.
Quando uma pessoa está desequilibrada emocionalmente, ela se torna mais pessimista, crítica, agressiva e mal-humorada. Com o tempo, esse estado traz perdas na vida pessoal e profissional. O mau humor afeta a motivação, a produtividade e as relações interpessoais, o que deixa o ambiente pesado e desconfortável para todos ao redor.
Nem todos os dias estamos bem, o que é totalmente natural, somos seres humanos com vidas cheias de desafios. Porém, tem algumas maneiras de tornar nossos dias mais leves e prazerosos.
Veja algumas dicas para manter o bom humor no trabalho:
- Comece agradecendo a oportunidade de mais um dia para fazer o que gosta ou para mudar o que é preciso. Ouça músicas e mensagens que te motivem e, ao chegar no trabalho, sorria, deseje bom dia, espalhando motivação;
- Comece o dia reconhecendo seu valor e dando a si mesmo tudo o que você anseia dos outros. Olhe no espelho e diga o quanto confia em você e sente orgulho de suas capacidades, lembre-se de todas as coisas positivas da sua vida;
- Quando sair do trabalho, desligue-se completamente dele. Encontre e faça atividades prazerosas para aproveitar os momentos após o expediente. Faça atividades para descarregar a tensão que o trabalho traz, recarregando suas energias para o dia seguinte;
- Faça o possível para extrair o melhor de cada situação e converse com as pessoas sobre o lado positivo das coisas. Seja um comunicador positivo, interferindo no ambiente e gerando um clima mais calmo;
- Se há alguma situação em que se sinta desconfortável, resolva-a o quanto antes. Guardar este desconforto, apenas aumentará seu desgaste;
- Aja sempre com naturalidade, seja você mesmo.
Se auto motive diariamente, buscando prazer e satisfação no que está fazendo na sua vida, isso é qualidade de vida.
O bem é contagiante, de modo que se você empregar essa virtude em seu ambiente profissional e pessoal, os seus colegas e pessoas que convivem com você também irão ficar motivados em fazer o mesmo, melhorando de forma mútua a qualidade de todos ao seu redor.
Jessica Soares
Departamento Fiscal