skip to Main Content
Como Trocar De Contador?

Como trocar de contador?

Confiança á e palavra que deve definir a relação de um empresário com seu contador, então cogitar trocar de contador sempre assusta algumas pessoas. Especialmente aquelas mais tradicionais e acostumadas a uma metodologia mais off-line. Algumas pessoas inclusive pensam que não podem realizar a troca, mas a escolha por qual contador irá lhe atender é direito de todo empreendedor.

Você pode não imaginar, mas trocar de contador pode ser em muitos momentos uma estratégia necessária, importante e revigoradora para sua empresa.

Uma troca pode acontecer porque seu contador não está mais atendendo adequadamente, seja por questões técnicas burocráticas ou ainda por questões de comunicação ou relacionamento. E não se surpreenda se ao trocar de contador você descobrir que esse profissional pode fazer muito mais pela sua empresa do que você imagina e muito além do que você recebia anteriormente.

Qual o papel do contador?

Na literatura básica, você encontra que o contador tem a função de fornecer dados que demonstrem o desemprenho da empresa, além de apurar os impostos. Ocorre que esse é o contador de “antigamente” e sim temos a obrigação de fazer esse trabalho de demonstração. Contudo, atualmente os contadores tradicionais estão perdendo seu espaço, pois a grande maioria está se posicionando muito além dessa visão. Estamos entrando numa era do contador consultor, onde o envolvimento vai muito além de uma entrega de dados sobre desempenho daquilo que já passou.

Esse novo perfil de profissional, exige muito mais de nós contadores, demanda um conhecimento muito mais amplo sobre as diversas áreas do negócio. É necessário que saibamos sobre marketing, vendas, pessoas, gestão, finanças, entre tantos conhecimentos. Isso, porque o papel do contador que assume esse modelo é muito mais abrangente, é uma atitude de consultor de negócios. Claro que também cumpre com a conformidade, mas vai além, analisa dados do presente de forma estratégica visando ajudar gestores na tomada de decisão.

Eu não sei se você sabe, mas todas as empresas, exceto o MEI, devem ter demonstrações contábeis devidamente registradas. E o contador é o único profissional habilitado a exercer esse papel e assinar esse documento. Então, se você tem a obrigação de ter esse profissional no seu negócio, permita-se aproveitar os benefícios que ele pode lhe entregar além do básico.

As microempresas e empresas de pequeno porte são as mais beneficiadas com esse novo modelo de atuação. Isso porque, geralmente elas não têm estrutura financeira que lhe permita contratar consultores especializados em cada pedacinho da empresa, como fazem as grandes corporações. Assim, elas veem no seu contador consultor um parceiro estratégico que lhe impulsiona a crescer através de orientações e direcionamentos mais precisos.

Quando e porque trocar de contador?

Escolher trocar de contador é uma decisão de extrema importância, isso considerando que um contador pode fazer a diferença nos resultados do seu negócio. Então, avaliar e entender que é a hora de mudar é o primeiro grande passo a ser dado.

Esse processo é muito individual de cada empresa e só irá acontecer se a instituição de fato sentir essa necessidade. Isso pode ocorrer quando o atual prestador falhar em processos, deixar a desejar na execução dos serviços, não tiver qualidade na sua entrega ou ainda estiver com problemas de comunicação.

Honestamente, se você chegou até aqui, suponho que seja porque essa possibilidade de trocar de contador, está lhe acompanhando e você tem dúvidas. Então, avalie com clareza quais são suas expectativas em relação a realidade que está tendo em seu dia a dia. Com base nisso, você pode tomar sua decisão que certamente não vai estar errando.

Quanto ao momento exato de fazer isso, não existe uma hora exata para mudar, esse momento é definido pela necessidade de algo novo e diferente. Chega de se contentar com algo que já não lhe satisfaz mais.

Como eu procedo para realizar a troca?

O primeiro passo é você encontrar um novo contador que tenha perfil para atender o seu negócio, ou seja, alinhamento com o que você busca. Avalie também a expertise que esse contador tem para atender o seu segmento, isso pode ser positivo na hora de decidir. As micro e pequenas empresas tem muito ganhos com uma contabilidade que atua voltada para seu perfil. Por fim, avalie se essa empresa e profissional responsável tem registro junto ao CRC, órgão de classe da categoria, e se este está regular.

Quando você encontrar o profissional ou empresa, é hora de alinhar com seu contador atual seu processo de desligamento. Suponho que se a sua relação já não vinha agradável, ele já deve estar ciente dessa situação diante suas sinalizações prévias. Então, agende uma reunião e formalize o rompimento da parceria. Avalie junto a ele o que prevê o seu contrato, se pode romper imediato ou se tem tempo de permanência e alinhe como será a transição trabalhando sempre para que seja harmônica. Depois de ajustado verbalmente, é importante que você formalize sua decisão em um e-mail para uma eventual necessidade.

Tudo organizado com o processo de migração, então o contador deve devolver a você toda documentação que pertence a sua empresa. Essas informações ou documentos devem ser direcionados ao novo profissional dentro das solicitações que ele lhe apresentou. Atualmente, a tecnologia nos permite ter acesso a muitos dados de forma digital, então aquele amontoado de papel pode não ter nenhuma serventia ao seu novo parceiro.

O processo de transição não deve ser complexo, pelo contrário, deve ser simples e acontecer de forma que não cause transtornos na execução das operações. Então, você não precisa ter medo de trocar de contador porque esse é um processo bastante comum.

Está decidido a mudar? Então deixa eu te apresentar o Polo Contábil

No Polo, somos muito mais do que um escritório de contabilidade, somos um escritório de negócios. Nosso trabalho é auxiliar os empreendedores na gestão de suas empresas.

Temos como base os serviços contábeis, mas ao longo da nossa trajetória, desenvolvemos produtos que contribuem para a gestão de sua empresa. Através de uma abordagem consultiva, conseguimos identificar as necessidades e problemáticas de cada empresa buscando por soluções para melhorar seu desempenho e alcançar resultados desejados.

Aqui, preconizamos que devemos ir sempre além do obvio e do tradicional. Por isso, estamos sempre trabalhando para estarmos alinhados às práticas mais tecnológicas em gestão contábil e empresarial.

Se você quer mais informações sobre o que podemos lhe oferecer, e como podemos lhe ajudar, clique aqui e entre em contato. Teremos o maior prazer em lhe atender!

Gostou do Conteúdo? Compartilhe com alguém que esteja precisando trocar de contador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você
Em 01.01.2021 o último grupo de contribuintes passará a estar…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top