skip to Main Content
Empreendedorismo: 10 Dicas Para Gestão Do Seu Negócio

Empreendedorismo: 10 Dicas para Gestão do seu Negócio

Administrar um negócio não é uma tarefa fácil. Lidar com pessoas, a complexidade fiscal, a excessiva carga tributária, além das constantes dúvidas desde a constituição de um negócio até sua manutenção diária.

Naturalmente já são muitos os pontos de dificuldade para os empreendedores e agora estamos trabalhando para nos recuperar de uma das piores crises financeiras que o país já enfrentou, e mais do que nunca os diretores de empresas, precisam estar atentos à gestão empresarial.  Vale lembrar que devido a essa turbulência a tarefa dos empresários ficou ainda mais complicada, porque além das dificuldades comuns, é preciso se adaptar a uma economia fragilizada.

Contudo, não podemos desanimar, é num momento de crise que nos reinventamos e aprendemos. Agora mais do que nunca, fica nítida a necessidade que a empresa precisa ter uma gestão eficaz e que a manutenção dos seus processos é essencial para sua sobrevivência.

Mas você não sabe como começar?

Então confira 10 dicas que vão te ajudar na sua gestão empresarial:
1. Mapeie seu negócio

Avalie seus concorrentes e fornecedores, pois o mercado está muito dinâmico e exige renovação de ideias. Busque fazer ações diárias, semanais e mensais, criando um planejamento de negócio bem estruturado.
Avalie também se o seu negócio está de acordo com o local onde está estabelecido. Faça uma análise sobre as tendências, isso vai ajudar a entender as necessidades dos possíveis clientes.

2. Tenha uma equipe de confiança

Ter uma boa equipe é um ponto muito importante, pois é ela que vai te ajudar a alcançar os objetivos da empresa. Ninguém atinge resultados incríveis sozinhos!

3. Controle sua vida financeira

Não misture sua vida financeira pessoal com sua vida financeira empresarial. Tenha controle rígido dos gastos, e faça apenas investimentos que estejam dentro das suas condições de pagamento.

4. Seja um bom gestor

Tente manter suas obrigações em dia, administrando bem o seu negócio. Procure ter um relacionamento de parceria com os colaboradores, transmita segurança e autoridade. Motive e reconheça o esforço da sua equipe.

5. Tenha uma boa comunicação

Procure manter uma boa comunicação interna e externa. Envolva sua equipe nas decisões, faça reuniões, avaliações e definição de metas.

6. Use a tecnologia como parceira

Use a tecnologia como seu braço direito. Um software de gestão empresarial oferece ferramentas úteis para diferentes necessidades, como controle de estoque, emissão de notas e relatórios. Divulgue seu negócio nas redes sociais e lembre de sempre manter suas informações atualizadas.

7. Revise seus processos

Os processos são uma etapa muito importante do processo, eles precisam estar bem desenhados e padronizados para que a empresa pode ser escalável. Por isso, avalie como está cada etapa do processo, seu layout, pense em tarefas que executam e não precisam mais ser feitas porque perderam a eficácia.

8. Seja um hábil negociador

Aprimore e desenvolva habilidades de negociação, tanto com clientes, fornecedores e colaboradores. Discuta abordagens, divulgação de produtos, atendimento, pós-compra e priorize o bom relacionamento com os clientes.

9. Nunca pare de aprender

Um empreendedor não pode parar de aprender. Leia mais, busque conversar com outros empreendedores, até mesmo volte a estudar. A internet também oferece muito conteúdo que pode agregar conhecimento.

10. Seja Inovador

Lembre-se que 80% dos seus resultados vêm de 20% dos seus esforços. Sempre há o que inovar, pense fora da caixa, acompanhe os avanços tecnológicos e as tendências de mercado.

Gostou das dicas? Compartilhe com a gente a sua dificuldade! Estamos disponíveis para ajudar!

Maria Carolina dos Santos
Auxiliar Fiscal – Gestão Fiscal
Cursando Gestão em Processos Gerenciais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você
Inicialmente é preciso entender o que é e como funciona…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top