Quando alguém decide empreender, muitas vezes não é por desejo, e sim por necessidade. Quanto mais isso for verdade, mais é provável que você precise desse conteúdo.
Por outro lado, temos empreendedores que sonham com seu próprio negócio, com ser donos do seu tempo, mas não têm noção do que é empreender na prática. Resumindo, a maioria dos empresários não tem muita visão de gestão e não gosta muito da burocracia, com isso, não nutre “amor” pelo financeiro.
Contudo, sinto dizer que o financeiro de uma empresa é como o coração de um ser humano: um órgão tão importante que, se ele parar, todo o resto também para. É o coração que bombeia sangue para as demais partes do corpo humano e que regula o funcionamento dele. Então, se o coração da sua empresa não estiver bem, todo o restante pode estar comprometido. Por isso, hoje vamos conversar sobre como elaborar um planejamento financeiro simples e estratégico para que sua empresa prospere. Vamos cuidar do coração da sua empresa!
Antes de irmos ao passo a passo, vamos entender o que é um planejamento financeiro empresarial?
De uma forma simplificada, o planejamento financeiro é uma parte do plano de negócios. Nele, através de processos, é definido um orçamento. Esse orçamento é que orienta a empresa a se manter focada em atingir seus resultados de receitas, além de também não extrapolar suas despesas previstas. Ele é elaborado considerando um determinado período, de acordo com a necessidade de cada negócio.
Sem ter um planejamento, tudo é mais difícil, afinal, não se tem dados como base para mensuração de atingimento de resultados. O planejamento é responsável por nortear a empresa e contribuir com o alcance de objetivos. Através dele, o empresário consegue ter material de análise que permitirá tomar decisões melhores e, até, mais inteligentes.
Vamos construir o seu planejamento em 3 passos?
Antes mesmo de começar, faça uma breve pausa e pense sobre os seus objetivos de negócio: avalie o seu momento empresarial. Aproveite também e envolva sua equipe, fale com eles sobre a importância de um planejamento eficaz e o quanto isso pode ajudar no crescimento de todos. Agora, mãos à obra!
Primeiro passo: Procure compreender onde você está
Parece simples, mas nem sempre é. Talvez, o primeiro passo seja o mais difícil de todos. Aqui, é o momento crucial de sentar e entender onde você se encontra: comece com o levantamento das saídas da empresa, que envolvem os custos e também as despesas. Levante aqui todo e qualquer desencaixe que você sabe que a empresa terá, independentemente de você saber como classificar. Baseie-se no seu histórico e na sua projeção do futuro.
Se você se sentir seguro e quiser ter um pouco mais de clareza, separe tudo por categorias: isso vai ajudar a enxergar melhor os dados. Separe em despesas operacionais, administrativas, marketing/vendas, financeiras e outras que entender importantes. Se não tem conhecimento sobre isso, procure entender, peça ajuda do seu contador ou de algum consultor.
Depois, levante também os dados relativos às receitas: use como base os históricos dos últimos meses. Neste cenário, dependendo muito do seu negócio, pode-se abrir para outras análises, como o entendimento de quem são os principais clientes, volume de vendas e motivos para variação de vendas em determinados períodos.
Por fim, não esqueça de ter também em mãos o seu valor acumulado de impostos pagos, afinal, é uma parte importante que precisa ser analisada.
Em posse dos dados, chegou a hora mais importante: vamos montar um DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício). Através do DRE, encontraremos o lucro líquido e, portanto, o primeiro dado essencial para uma empresa que faz gestão de verdade.
Segundo Passo: Analise suas possibilidades e desenhe melhorias
Agora, que já tem clareza sobre o seu cenário, é o momento de começar a entender o que pode ser melhorado ou alterado. Chegou a hora de imergir nos números do negócio e trabalhar para entender cada um deles.
Busque clareza sobre onde estão seus gargalos, se está gastando mais do que deveria e se está dentro das tendências do seu segmento de mercado. Analise ponto a ponto e comece a definir suas prioridades para começar a corrigir a rota.
Feito isso, vamos definir os novos planos, com base em sua nova realidade. Então, comece desenhando um orçamento matricial, que se divide em matrizes de gastos conforme a sua natureza. O controle é centralizado, logo, fica a cargo de um único setor ou profissional.
Terceiro Passo: Acompanhe o orçamento e corrija quando necessário
Não adianta um plano lindo se não houver nenhum controle posterior: é preciso acompanhamento eficaz. Ou seja, apenas ter um orçamento definido não resolverá os seus problemas, se você não tiver um gestor que cuide disso e controle o que está acontecendo na prática.
Portanto, eleja alguém da sua confiança para ficar responsável por monitorar o andamento do orçamento. Essa pessoa, além de controlar dados, alimentar sistemas e analisar o conteúdo ali registrado, deve também inferir opiniões acerca dos ajustes.
A frequência desta análise dependerá muito do tamanho do negócio, mas lembre-se que um mês passa muito rápido. Então, dependendo da movimentação e também da velocidade com que as coisas acontecem na sua empresa, uma análise semanal pode ser a melhor alternativa. Com um olhar cuidadoso e ágil, é possível corrigir rapidamente a rota e rever as estratégias, então, fique sempre atento.
Agora que você já entendeu como fazer o seu planejamento financeiro passo a passo e de forma muito simples, comece agora mesmo a organizar sua empresa! Se você não sabe como fazer isso sozinho, procure ajuda. Aqui, no Polo, somos especializados em ajudar negócios a se organizar e crescer.
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