8

Contabilidade Consultiva: Qual a importância para o seu negócio?

Muitas pessoas confundem contabilidade consultiva com consultoria, o que está equivocado. Mas afinal você sabe o que é contabilidade consultiva?

Contabilidade consultiva é a interação mais próxima e contínua entre o contador ou equipe contábil e o empresário. O papel de um contador consultor é acompanhar o desenvolvimento de um negócio. Dessa forma, o contador sabe a real necessidade do seu cliente e consegue ajudá-lo nas tomadas de decisões, promovendo a constituição ou expansão da empresa. Tudo isso, de maneira correta e minimizando os riscos.

Funcionamento da Contabilidade Consultiva

Inicialmente é preciso entender que os papéis do contador e do empresário são de extrema importância nesta relação. Ambos, participam de forma ativa na execução e no resultado dos planos propostos. 

Desta forma, entende-se que o empresário deverá fornecer as informações fiscais, financeiras, trabalhistas e etc sobre o andamento da empresa. Além claro, de estar atento a todas as necessidades internas e reportar isso sempre ao seu parceiro de trabalho.

Em paralelo, o contador tem o papel de acompanhar os dados fornecidos pelos empresários e orientar em planos de ações de acordo com a necessidade do seu negócio. 

Este profissional contábil precisa apoiar  nas estratégias e planos técnicos de gestão, preferencialmente com cronogramas, etapas de entregas e reuniões de acompanhamento. Assim, conseguirá estabelecer uma verdadeira contabilidade consultiva, gerando dados e indicadores que servirão como estratégia de planejamento e entrega de resultados para o seu cliente.

Talvez você ainda não tenha se dado conta, mas se tem alguém que tem possibilidade de te ajudar, essa pessoa é um contador. Porém ele precisa estar capacitado e disposto. 

Esta é uma tendência de mercado, cada vez mais comum e por conta disso, os escritórios contábeis estão recebendo, frequentemente, este tipo de demanda. Cada vez mais é comum que as empresas procurem em sua contabilidade uma possibilidade de suporte mais específico. 

Assim, as empresas contábeis precisam se adaptar e investir em novas tecnologias que os possibilitem atender melhor esta necessidade de seus clientes.

Outra tendência deste novo mercado tem relação com o desenvolvido o BPO financeiro.  Trata-se da terceirização da gestão financeira da empresa ao contador, o que possibilita a aproximação e comunicação  com os clientes e praticidade de integração dos processos, assim como agilidade para receber os dados fiscais e contábeis.

Todas essas mudanças, propiciam que o profissional possa executar sua consultoria de posse  direta do controle financeiro da empresa, onde é possível demonstrar para o seu cliente o domínio dos números e de todos os processos internos, o auxiliando na tomada de decisões mais assertivas.

Contudo,  não é uma regra de que somente com o BPO que o contador poderá inferir opinião e suporte,  esse é apenas um dos meios que pode favorecer o processo. 

Importância da Contabilidade Consultiva

Uma das maiores relevâncias de se contratar uma contabilidade consultiva é exatamente pelo controle que ela oferece. Mitigando riscos e trazendo maior confiança do cliente nos dados que ele possuí internamente, como despesas, produtividade, faturamento e rentabilidade.

Através de um profissional de contabilidade consultiva cuidando das movimentações financeiras de uma empresa, o empresário terá mais informações. Conseguirá saber se há excesso de dívidas em aberto, se o seu faturamento aumenta mensalmente e quais proporções ou se há piora nos resultados e o que ele deve fazer para melhorar, se antecipando a futuros problemas.

Assim, um contador consultor visa efetivamente a gestão global do negócio do seu cliente, fornecendo os seguintes serviços: 

  • Planejamento fiscal, financeiro e estratégico;
  • Ferramentas de controle financeiro;
  • Preparo para sua empresa para atender as demandas do mercado; e
  • Auxílio nas tomadas de decisão com orientação ao negócio.

 

Com este conteúdo, é possível entender que a contabilidade consultiva é um grande recurso de gestão. Por conta disso, é ideal que você faça a escolha certa do profissional ou do serviço contábil que cuidará da sua empresa. Nós do Polo Contábil estamos atentos a todas as mudanças de mercado e constantemente nos especializando nesta prática.  Contamos hoje com  os melhores profissionais para lhe auxiliar no desenvolvimento da sua empresa. Venha tomar um café conosco e saber o que podemos fazer por você.