8

Os erros mais comuns na contabilidade das pequenas empresas

Quando falamos em erros na contabilidade, logo imaginamos aqueles erros envolvendo o desempenho financeiro e até a falência dos negócios. Contudo hoje falaremos dos erros na rotina das pequenas empresas, mas que são fundamentais para o resultado. Esses erros vão desde notas fiscais emitidas com erros, até a falta de separação entre questões da Pessoa Jurídica e da Pessoa Física.

Precisamos começar tratando que qualquer desvio cometido por menor que seja sempre tem um impacto. Você já deve ter ouvido falar que toda ação tem uma reação, então é assim que as coisas de uma empresa acontecem. Todo processo é feito por algum motivo e gera outras etapas em sequência, então em algum ponto esse erro pode surtir reflexo. Quando não cuidamos como executamos os processos isso certamente nos trará problemas futuros então por isso separamos hoje os erros mais comuns das empresas relacionados a contabilidade nas pequenas empresas:

1. Não dar importância ao controle de entradas e saídas de produtos

Na correria do dia a dia as pequenas empresas não se preocupam com esse ponto e com isso podem estar tendo uma visão distorcida da eficiência da sua empresa.

2. Não separar as contas da empresa das suas contas pessoais

Esse deve ser um dos erros mais comuns, porque os empresários tratam como se fosse um caixa único. Ocorre que essa mistura prejudica a percepção de lucratividade da empresa não permitindo ao empresário ter uma visão clara do seu negócio.

3. Problemas na emissão de documentos fiscais

As pessoas ainda tem muitas dúvidas sobre como emitir uma nota fiscal corretamente e com isso os erros são bem comuns. Dependendo do erro as consequências podem ser proporcionais aos erros. Alguns desses erros acabam afetando as questões tributárias e com isso o caixa da empresa. Imagine que se você está pagando a mais está perdendo seu giro e se está pagando a menos, algum dia terá que pagar os atrasados.

4. Acreditar que o contador é somente um gerador de guias

Não é de hoje que os empresários têm uma visão do contador como somente responsável por gerar seus impostos. Contudo, com o passar dos anos os contadores se aperfeiçoaram e possuem plenas condições de trabalhar de forma consultiva para as empresas. Então é hora de desconstruir essa ideia de que o papel do contador é gerar guias, você será mais eficaz contando com seu contador de forma mais estratégica.

Como melhorar seu desempenho

Você pode começar a fazer um estudo das tributações possíveis, para a escolha correta do regime tributário da sua empresa. Uma vez ao ano toda empresa tem opção de escolher qual regime é melhor para sua realidade.

Quanto as obrigações fiscais, elas devem ser entregues dentro dos prazos e com as informações corretas, pois caso contrários geram gastos com multas e retificações desnecessários. Então trabalhe de forma organizada disponibilizando os dados necessários ao seu contador. Se você não sabe como fazer as coisas corretas peça ajuda.

Mantenha um acompanhamento dos dados contábeis produzidos, isso serve para te ajudar a ter maior clareza do seu negócio. Outro ponto importante é que a digitação e lançamentos contábeis feitos de forma errada em contas incorretas, geram situações desagradáveis. O reconhecimento incorreto de algum custo ou despesa reflete diretamente no resultado e no diagnóstico financeiro da empresa.

A importância de tecnologia, para evitar esses erros é essencial. São diversos os programas oferecidos no mercado, você pode usar um que se adeque a sua situação atual. A tecnologia para a execução de diversas tarefas é uma realidade, não se trata mais sobre a agilidade, mas sim sobre a inteligência e segurança que um sistema oferece. A incorporação de tecnologias, permite que a contabilidade seja de fato estratégica e não apenas “geradora de guias”.

Como você pode observar existem inúmeros erros que os pequenos empresários cometem, mas também temos inúmeras possibilidades de fazer melhor. Então se você visa lucros e tem objetivos traçados avalie esses pontos de como está cuidando dessa parte tão importante da empresa.

Larissa Drehmer
Graduada em Ciências Contábeis
Gestão Contábil Polo

Tags: No tags