Talvez você nunca pensou sobra a palavra liderança, mas ela tem origem no termo em inglês leader, que significa líder. Em inglês, liderança se traduz para leadership. Liderança é uma arte, a arte de comandar e influenciar pessoas, que lhe seguem e são impactados de forma positiva pela sua mentalidade e comportamento.
Uma liderança pode surgir naturalmente, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, mas não possui um cargo de liderança é um tipo de liderança informal. Porém, quando um líder é selecionado e endossado por uma organização e passa a assumir autoridade, exerce uma liderança formal. Nesse caso, sua responsabilidade é maximizada, e seu papel passa a ser fundamental.
Você consegue ter dimensão do quanto a liderança pode ser determinante para o sucesso de um negócio? Determinante sim, porque pode lhe fazer colher frutos de muito sucesso, mas também pode ser o motivo do seu insucesso.
Mas afinal o que é um líder e qual o seu papel?
De uma forma simplista o líder é uma pessoa encarregada, de auxiliar uma equipe, afim de alcançar seus objetivos traçados. Para que isso ocorra, é preciso que todos envolvidos na equipe, sigam suas orientações. Essas orientações podem ser feitas através de cronogramas específicos utilizados para um determinado fim.
Mas o papel de um líder vai muito além de trabalho burocrático de organização de processos, ferramentas e pessoas. Liderar é habilidade de influenciar, de forma positiva e com entusiasmo as pessoas. Esta habilidade pode ser nata ou desenvolvida.
O foco de um líder precisa estar sempre voltado para os resultados que precisam ser atingidos e para isso ele precisa traçar objetivos para chegar aos resultados.
Para atingir bons resultados, um líder precisará conseguir interagir com sua equipe, tendo um bom relacionamento com os envolvidos, buscando fazer com que todos trabalhem de forma coletiva, assim gerando um ótimo desempenho de todos.
Uma das habilidades mais valorizadas em lideres é saber gerir conflitos entre os indivíduos. O universo está cada vez mais impaciente e pessoas que possuem habilidade de amenizar os conflitos são vistas como diferenciadas. Além disso, trazer para o grupo motivação através de instrumentos específicos, que façam com que todos deem o seu melhor também é um comportamento essencial.
Liderança nas empresas e a importância do líder na motivação da equipe.
Com um cenário econômico cada vez mais instável e competitivo, muitas empresas procuram estratégias para alavancar a produtividade. Contudo, cada vez mais é evidente que não se trata apenas um bom salário para motivar as pessoas. Depende de outros fatores como um bom treinamento e a formação do colaborador para se obter seu melhor desempenho.
Constantemente falamos em motivação da equipe e cada vez mais a motivação dos colaboradores se torna um fator determinante para a sobrevivência da organização. E essa motivação sim é o grande desafio enfrentado diariamente pelos gestores. Seres humanos em geral são motivados acima de tudo pelo reconhecimento da qualidade de seu trabalho e também pelas relações humanas.
Destaca-se que num processo de motivação é importante identificar características, eficácia e qualidade das entregas de cada pessoa. É estratégico dialogar com as equipes, buscando evitar que os profissionais que merecem motivação passem despercebidos. Vale relembrar que um liderado motivado entregará melhores resultados e trabalhará com mais alegria. Logo um líder precisa ser comunicativo, ter atitudes positivas e criatividade.
Portanto, para que uma empresa seja bem gerida, é fundamental que tenha um líder eficiente e atuante. Será ele quem irá conduzir os colaboradores, fazendo com que eles sejam de fato uma equipe, onde unidos conseguirão trabalhar de forma organizada, determinada, em busca do mesmo fim. Motivados obterão um ótimo desempenho tornando a empresa bem-sucedida.