A falta de um propósito pode ser uma das maiores causas de insucesso nos negócios. Todos os dias, me deparo com empreendedores com pouca ou muita experiência em negócios, mas que não sabem o que é propósito. Logo, não tem clareza sobre o propósito da sua própria empresa. Este conteúdo visa esclarecer o que é propósito, como ele pode alavancar seu negócio e ainda ajudar você na definição do seu. Vamos juntos?
O que é o propósito empresarial?
Toda empresa é composta por pessoas – seres humanos, com valores e crenças – e são essas características que nos levam aos propósitos. Enquanto seres humanos, temos propósitos pessoais, aquilo que chamamos de propósito de vida: uma espécie de meta que nos mantém motivados a longo prazo, para realizar algo grande. Do ponto de vista individual, podemos dizer que é aquilo que vai fazer você “zerar” a vida.
Da mesma forma, uma empresa tem seus motivos de existir, e esses motivos precisam ir além do “ganhar dinheiro”. Ganhar dinheiro é um motivo nobre, mas não é uma causa: é uma consequência. Então, precisamos encontrar o motivo real do nosso negócio existir, além do dinheiro.
De uma forma simplificada, o propósito empresarial é o motivo pelo qual sua empresa existe. Por que você sente orgulho do seu negócio? Qual a colaboração que a sua empresa traz ao mundo? Qual a satisfação que você causa ao seu cliente?
Parece algo simples (e, no fundo, é), porém, esse propósito precisa estar claro e ser constantemente lembrado por todos. O que ocorre é que, em meio às inúmeras tarefas do dia a dia de um negócio, deixamos pontos importantes como este adormecidos e focamos apenas em resolver problemas. Nesse caso, embora o gestor tenha clareza do propósito, muitas vezes os colaboradores, clientes e fornecedores não têm essa mesma visão.
O propósito funciona como uma bússola norteadora dos caminhos. Precisa ser compartilhado e reforçado sempre, para que todos caminhem na mesma direção e o tão esperado lucro chegue como consequência.
Qual a importância do propósito para uma empresa?
Assim como as pessoas têm sua identidade que lhes torna únicas, esse é o objetivo do propósito. Essa definição, de extrema importância, é o que irá lhe diferenciar dos demais.
A cada novo ano o mercado fica mais competitivo, e, por isso, sua empresa precisa ser diferente. É essencial que você e sua equipe tenham em mente a real contribuição que a empresa visa gerar para os clientes.
Na incansável busca por atração de clientes, pense: será que esse potencial cliente se identifica, de fato, com o seu negócio e a sua marca? Se você não tem clareza do seu porquê, imagina o seu cliente! Consequentemente, fica evidente a essencialidade de ter clareza do propósito para seu posicionamento e crescimento.
4 etapas para definir seu propósito
Vejamos, na sequência, 4 etapas para lhe ajudar na definição do propósito da sua empresa:
1 – Definir qual é a contribuição da empresa para um mundo melhor
Como já falamos, muitas pessoas pensam que o maior objetivo de um negócio são as vendas, porém, uma empresa vai muito além disso. Pergunte-se: o que você e sua empresa fazem, que torna a vida das pessoas melhores? Como os produtos ou serviços que você vende ajudam as pessoas? No quê você é útil?
Eu imagino que talvez isso possa ser difícil, então, vamos trabalhar com a ideia do exemplo.
Eu sou contadora, meu maior motivo de empreender é poder ajudar o maior número de empresários a terem sucesso nos seus negócios. Mas nem sempre tive essa clareza, isso se concretizou quando, ao finalizar meu curso de administração, elaborei meu TCC. O tema foram as principais causas de mortalidade precoce das micro e pequenas empresas. Daquele momento em diante, tive clareza de que eu tenho a possibilidade de ajudar, para que as empresas não morram. No Polo, fazemos isso através da contabilidade estratégica e, também, compartilhando nossos conhecimentos. E agora, ficou mais fácil encontrar o seu porquê?
2 – Tenha foco na entrega de valor ao cliente
Você sabe a diferença entre preço e valor? “Preço” é o quanto de dinheiro você paga por um produto ou serviço, já “valor” significa, gramaticalmente, apreço e estimação por algo ou alguém, em geral. Logo, o valor é imensurável, pois ele tem relação com o benefício que o seu produto gera para o usuário.
Sua empresa precisa ter clareza do valor que está agregando naquilo que vende. Lembre-se que as decisões de consumo, em geral, são tomadas no campo inconsciente, baseadas em sentimentos e idealizações. Então, entender quais sentimentos você gera no cliente é uma boa forma de ajudar a construir o seu propósito.
3 – Seja autêntico
Não tente criar algo que não te representa, não faça algo que não seja natural ao seu perfil ou sua personalidade. Quando tentamos parecer ser o que não somos, geralmente nos damos mal, portanto, seja autêntico. O propósito não precisa ser algo mirabolante, então, muitas vezes, menos é mais.
4 – Envolva pessoas do seu time
Se o propósito precisa ser algo que reflete a essência da empresa, motiva e inspira a equipe diariamente, você pode envolvê-los nessa construção. Pergunte às pessoas do seu time sobre os itens 1 e 2: certamente, irá se surpreender com as ideias que virão.
Agora que já sabemos a importância do propósito, vamos ao trabalho?
Depois desse conteúdo rico sobre propósito, agora é hora de colocar a mão na massa e ir para a prática. Quando você definir seu propósito e assimilá-lo, desenhe uma estratégia de comunicação para sua marca. Leve sua mensagem sempre, em tudo que fizer, e sempre reforce o porquê da sua empresa existir.