Uma proposta de valor é responsável por comunicar através de estratégias de marketing o seu posicionamento de negócio. Logo, a proposta de valor é capaz de destacar o seu negócio frente à concorrência. Seu principal objetivo é demonstrar ao seu público a capacidade do seu negócio de resolver problemas e dores de clientes – garantindo assim mais vendas.
Simplificando, a proposta de valor deve dar clareza ao seu público de forma precisa e objetiva, como seu negócio ou produto pode ser relevante para ele.
Desenvolver a proposta de forma estratégica e assertiva é fundamental para alavancar o negócio. Se você não tem essa clareza, volte um passo atrás antes de seguir em frente. Lembre-se que aqui o importante é fortalecer sua empresa no mercado mostrando ao seu público o que lhe diferencia do seu concorrente.
Mas atenção! Para você se posicionar não é preciso depreciar ninguém, então seja cuidadoso e não fale mal dos concorrentes. Foque no que te faz ter melhores qualificações para resolver as demandas e problemáticas do seu cliente. Conte para seu público como você resolve aquela dor e esteja atento a demonstrar quais os benefícios que sua empresa oferece.
Vem comigo criar uma proposta de valor em 5 passos
1) Saiba quem é o seu público-alvo
A primeira e mais importante lição na hora de definir uma proposta de valor é saber quem é seu público. Somente reconhecendo seu público você terá melhores condições de oferecer uma solução eficaz para ele. Ao contrário, quando você quer se comunicar com todo mundo, geralmente o público não entende qual a sua relevância para ele. Já quando definido o público é mais viável adaptar a linguagem de comunicação melhorando assim a forma como sua empresa se relaciona com o consumidor.
Para que isso seja possível, você deve definir alguns requisitos. Comece identificando a faixa etária atendida, conheça hábitos de consumo, saiba o gênero, nível de escolaridade e outros fatores que lhe sejam relevantes. Com clareza de perfil, fica muito mais fácil de falar de forma interessante com o seu público-alvo.
2) Esteja sempre atento a sua concorrência
Você deve estar se perguntando aonde que a concorrência entra na hora de definir sua proposta de valor. É simples, você precisa se diferenciar! E como fazer isso sem saber do que estamos falando? Por isso, é o momento de observar a sua concorrência e saber o que fazem bem e onde falham. Analisando esses fatores você terá condições de oferecer algo diferente e melhor, superando assim as expectativas dos seus consumidores.
3) Identifique e comunique os benefícios
Quando você está na posição de consumidor, o que lhe faz escolher um produto ou serviço em detrimento de outro? Eu tenho o hábito de escolher aquilo que me parece mais benéfico para mim, acredito que com você não seja diferente.
E o que lhe torna mais interessante que o seu concorrente, se não o benefício que você tem?
Então entenda quais são esses benefícios e comunique, mas lembre-se que não pode ser qualquer benefício comum, tem que ser alguma diferenciação. O foco é atrair a atenção do consumidor.
E então qual seu benefício? É um atendimento personalizado e humanizado num mundo onde a robotização toma conta? Ou ainda é a comodidade do seu cliente não precisar sair de casa? Quem sabe seria a segurança que você proporciona? Ou, então, o frete grátis.
Não importa qual seja ele, defina com clareza, entenda se faz sentido para seu público e comunique ele para que seu consumidor saiba e lhe encontre.
4) Comunique sua proposta de valor de diversas formas, mas sempre atento a linguagem ideal do seu público
Pronto, já temos uma proposta de valor e agora o que eu faço com isso?
Depois de definida e validada a sua proposta é hora de apresentar para o público. Chegou a hora de contar ao mundo a que veio e você deve fazer isso de diversas formas: estude as alternativas de comunicação que mais se adequam ao seu modelo de negócio, você pode usar textos em mídias digitais, figuras, infográficos, vídeos, vinhetas, e-books, entre outras possibilidades.
A forma de comunicação dependerá muito da definição do seu público e onde ele está. Quanto mais interessante e direcionada sua mensagem estiver, melhores as chances de seu público ideal se conectar e lhe encontrar.
Após definir como comunicar, treine sua equipe de vendas, será imprescindível que eles compreendam e saibam comunicar aquilo que foi definido.
E não se esqueça de ficar atento à linguagem, pois ela precisa ser clara e objetiva. Não enrole e não faça promessas vazias, você precisa transmitir confiança. Lembre-se também quem é o seu público para direcionar a comunicação, você não usa a mesma linguagem com pessoas do mercado financeiro e pessoas do marketing, por exemplo. Portanto é importante analisar a linguagem que conectará os seus potenciais clientes com a sua proposta de valor.
5) Mantenha aquilo que prometeu
Você já passou por uma experiência de compra onde se sentiu lesado como se tivesse comprado gato por lebre? Essa é a sensação mais frustrante que um consumidor pode ter, então se esforce para cumprir aquilo que promete e não cause desconforto aos clientes. Mais difícil que conquistar um cliente é reconquistar um cliente insatisfeito.
Enganar ou exagerar na promessa é muito ruim para o seu negócio e pode ter um efeito rebote. Se uma boa proposta de valor pode lhe levar ao ápice, uma proposta vazia e mentirosa pode lhe levar ao fundo do poço. Um cliente satisfeito pode promover sua marca enquanto um cliente insatisfeito pode destruí-la.
E então, o que você está esperando para definir hoje mesmo a sua proposta de valor e começar a dar os primeiros passos rumo ao sucesso?
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