“Networking” é um conceito cada vez mais popularizado entre as pessoas, mas você sabe o que é? Se não sabe, hoje vai entender, e mais: vai aprender como pode ser útil para você e, principalmente, para seu negócio.
“Network” é um termo inglês originado de “net” (rede) e “work” (trabalho), ou seja, “networking” significa “rede de relacionamentos” ou “rede de contatos”. Portanto, é uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si, e que pode ser muito poderosa e estratégica.
Para que serve o networking?
Quando falamos em rede, no sentido literal da palavra, estamos falando em entrelaçados de fios que formam um tecido de malhas, com espaçamentos regulares. E quando falamos em rede de contatos, estamos falando em conexões profissionais – um entrelace de pessoas.
Essas conexões podem ocorrer em ambientes virtuais ou presenciais, e, pasmem, no mundo moderno temos possibilidades de negócios e conexões sem conhecer alguém pessoalmente! Nesse momento, você pode se perguntar porque faria isso e qual a serventia.
O primeiro ponto é: ter uma rede significa conhecer e ser conhecido por outras pessoas, e isso fortalece suas relações comerciais. Além disso, é um ambiente muito propício para encontrar oportunidades no mercado, validar ideias e novos projetos.
Nessa forma de fazer negócios, é relevante ter uma base de contatos – de segmentos diferentes – que possam lhe ajudar. Além disso, precisa ser um ambiente seguro, já que você precisa saber que são pessoas confiáveis e competentes.
3 Vantagens de fazer Networking
Autoridade: Quando você está inserido em um grupo, pode demonstrar sua autoridade de segmento. Logo, uma boa rede de contatos pode ajudar você a ser reconhecido no mercado.
Orientação e direcionamento: Há quem pense que já aprendeu tudo e que só os iniciantes devem buscar ajuda na definição do seu caminho. Na minha opinião, essa é uma visão equivocada sobre empreender, e se existe um lugar propício para buscar orientação é em grupos de empresários. Todos precisamos nos desenvolver constantemente e sempre será importante poder contar com pessoas com experiências e opiniões diferentes para nos ajudar nessa construção.
Indicações: Uma das maiores vantagens é ser conhecido e recomendado por profissionais que admiram e reconhecem o seu trabalho. Dependendo da indicação, você pode conseguir uma oportunidade de negócio diferenciada, que lhe abrirá portas que não conseguiria sozinho. Então lembre-se que quem não é visto não é lembrado.
Baseado nessas 3 vantagens, suponho que você já deve estar pensando: “eu sei que é importante, mas eu não gosto”. Então quero te dizer algo bem importante e, talvez até, duro: na vida profissional, não fazemos somente as coisas das quais gostamos, fazemos o que é preciso. E é preciso fazer algo diferente para garantir a continuidade do seu sonho. Então, foque em aprender como fazer isso e aproveitar.
Como fazer networking?
Nas minhas andanças por cursos, grupos e redes de networking, não é raro encontrar pessoas que se sentem inseguras, com medo de conhecer novas pessoas e estabelecer vínculos. Isso é bastante natural no começo, e se esse for o seu caso, sugiro que vá se permitindo ser autêntico e deixar a vergonha de lado. Confie em você e no potencial que você tem. Agora, aqui vão 4 ideias de onde fazer Networking: duas delas no ambiente virtual e outras duas no ambiente presencial.
1) Participar de Grupos do Facebook: Esse é um bom lugar para conhecer pessoas, se você souber usar de forma estratégica. Uma opção interessante é participar de grupos e interagir com eles. Se forem grupos da sua área de atuação, podem te trazer tendências do que acontece no seu mercado. Já os grupos onde seu público de interesse está inserido podem te trazer, até mesmo, possibilidades de negócios. O foco aqui é o profissional, então saiba analisar contatos que realmente podem ser úteis.
2) Entrar no LinkedIn: Estamos falando da maior rede profissional do mundo, e se você é empreendedor e não está nessa rede precisa se atualizar hoje mesmo! Essa é uma rede mais relacionada a conexões de profissionais, especialmente no que tange a empregos e oportunidades. Mas também é possível encontrar parcerias e excelentes materiais, que podem lhe ajudar a melhorar o seu negócio.
3) Participar de Eventos e Instituições: Estar inserido em grupos, como entidades de classe, CDL’s e instituições, no geral, pode ser muito interessante. Além de você aprender muito e contribuir com uma entidade, você poderá se aproximar de pessoas interessantes. Já os eventos, sejam eles cursos, palestras ou reuniões, são importantes para conhecer pessoas. Procure manter contato com pessoas diferentes, aproveite momentos de pausas e converse com uma ou duas pessoas.
4) Investir na manutenção de relações: Se você conheceu novas pessoas, então, mantenha o contato com elas. Lembre-se de ser interessante sem ser interesseiro. Pessoas se conectam com pessoas, então, interaja e vá estreitando os laços. Procure conversar com as pessoas com certa frequência, não apenas quando precisar delas.
Esteja certo que um bom networking pode alavancar o seu negócio, mas fique atento, pois não adianta ter quantidade sem qualidade. Foque em manter bons contatos, que sejam realmente relevantes e confiáveis, e que quando precisar possam contar uns com os outros.
Agora que já te apresentei a necessidade de manter uma boa rede de contatos e quais os benefícios ela pode te trazer, é hora de ir para a prática. Então, faça uma análise e defina: quais dessas ações você já vai começar hoje mesmo?
Este artigo foi útil para você? Então, nos ajude a disseminar esse conhecimento! Compartilhe o post em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como construir uma rede de relacionamentos que possa ajudar a potencializar seus negócios.