O que você pensa quando falamos em planejamento estratégico? Algo complexo, que só empresas grandes têm, ou algo que pode ser uma ferramenta importante para o crescimento de negócios?
De verdade, espero que sua resposta seja a segunda opção, pois essa ferramenta tão importante pode ser determinante na hora de alcançar o sucesso do seu negócio.
A propósito, você chega a ter tempo de pensar sobre planejamento e sua importância ou está tão soterrado de trabalho a ponto de não conseguir? Se isso estiver acontecendo com você, é mais um motivo importante para parar tudo e fazer uma bela análise de onde está e de onde quer chegar.
Planejar pode parecer uma tarefa complexa no mundo dos negócios, afinal, tem muita coisa acontecendo e dentro das pequenas empresas os donos acabam se responsabilizando por quase tudo. Mas o planejamento deve ser um pilar do seu negócio, para que possa haver crescimento – e que ele seja sustentável.
O ato de planejar é a essência da gestão. Para isso, você precisa de um método claro, que identifique onde está e para onde quer ir. Assim, será muito mais fácil tomar decisões e atingir os objetivos da empresa.
O que é e para quê serve um planejamento estratégico?
O planejamento estratégico vai lhe impulsionar a desenvolver o seu negócio, ajudar a nortear a resolução dos problemas e dar clareza no estabelecimento das metas.
Na prática, o planejamento é uma ferramenta que auxilia os gestores no mapeamento do caminho. Como diz a célebre frase do filme Alice no País das Maravilhas, “se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”. Logo, o planejamento será o responsável por fazer você parar e analisar o contexto de forma sistêmica, entendendo onde está e para onde pretende ir.
Depois que passei a aplicar isso na minha vida de empreendedora, eu penso que é impossível pensar em empreender sem ter um planejamento estratégico. Com ele, você terá um ponto de partida, que ajudará a tomar decisões e colocá-las em prática.
O planejamento precisa ser dinâmico, jamais deve ser engessado, mas no seu percurso precisa ser revisado e ajustado, se necessário. Além disso, precisa ser construído com base em objetivos claros e alcançáveis: nada de fazer invenções mirabolantes.
Vou lhe dar 3 motivos básicos para começar o seu hoje mesmo:
1) Por força da necessidade, você vai parar e olhar para sua empresa cuidadosamente: eu já não me surpreendo mais com relatos de empresários que, muitas vezes, julgam que conhecem seus negócios e, no momento de fazer um planejamento, descobrem coisas que nem imaginavam. Eu sempre digo que o ponto de vista depende da vista que se tem do ponto. Então, esse olhar profundo e profissional ajuda os próprios donos dos negócios a conhecer a realidade da sua empresa de fato, pela visão dos outros. Assim, será possível ajustar o que for necessário antes de projetar essa imagem para o mercado.
2) Descobrir onde se quer chegar: outra análise que poucos empresários param para fazer. Na prática, a maioria vai vivendo um dia de cada vez, e isso, muitas vezes, nos impede de projetar onde queremos chegar. Com o planejamento, você se verá desenhando metas reais e criando expectativas que serão o seu motor propulsor para ir em frente.
3) Estabelecer como chegar lá: quando você sabe onde quer chegar, tem a possibilidade de definir ações para alcançar sua meta. Estas ações poderão ser desmembradas em pequenos passos, que lhe levarão ao grande objetivo.
O passo a passo para um planejamento estratégico arrasador:
Se você deseja ter sucesso com a execução do planejamento estratégico, recomendo fortemente seguir algumas etapas lógicas. Vamos conhecer cada uma delas:
1. Envolva sua equipe
Muitos gestores entendem que devem gerir seus negócios sem participação da equipe. Eu, ao contrário, penso que quanto mais engajada a equipe estiver, maiores as chances de sucesso. O planejamento estratégico é algo que vai beneficiar a todos e precisa de vários pontos de vista sobre a empresa. Portanto, é essencial garantir a participação da equipe e não deixar que se torne uma tarefa solitária do gestor.
2. Diagnóstico da empresa
A primeira coisa a ser feita é uma análise profunda e cuidadosa, algo parecido como um raio-x ou uma tomografia. Nesse momento, vamos olhar para todos os aspectos, como: setor financeiro, marca, processos, satisfação de clientes, satisfação dos colaboradores, produtos e outros fatores.
A melhor forma que eu conheço para isso é a Análise SWOT, que olha para as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Nesta análise, “forças” e “fraquezas” vêm de um olhar interno sobre o negócio, e as “oportunidades” e “ameaças” de um olhar de mercado, ou seja, externo.
Nas “forças”, vamos olhar o que a empresa tem de bom, onde ela se destaca em relação a sua concorrência. Já nas “fraquezas”, é hora de ser franco e analisar suas fragilidades, buscando entender onde há espaço para melhorias.
As “oportunidades” são eventos ou forças externas que impactam positivamente o negócio, eventos com os quais você pode se beneficiar. Ao contrário, as “ameaças” são fatores externos que podem gerar influência negativa sobre a empresa.
Este primeiro momento é importantíssimo e deve ser visto com riqueza de detalhes, pois nesta análise devem ser incluídos todos os fatores que podem influenciar o andamento do negócio. Desse modo, se algo pode impactar sua atividade, direta ou indiretamente, coloque no planejamento.
3. Trace seus objetivos
Depois da clareza da análise anterior, chegou a hora de ajustar os pontos fracos, melhorar ainda mais os pontos fortes, aproveitar as oportunidades e minimizar possíveis ameaças. Ou seja, se temos mapeados os pontos chaves a serem trabalhados, precisamos definir objetivos a partir disso. Neste momento, procure definir metas realistas, lembrando que o objetivo diz respeito ao que você pretende alcançar.
4. Crie estratégias e ações
Criar estratégias e ações é determinar de qual forma atingiremos os objetivos. Lembre-se que uma estratégia é um plano de ação, projetado para atingir algo específico. Se meu objetivo é perder peso e a meta é 5kg, qual será minha estratégia e ações para obter o resultado desejado?
5. Tenha métricas:
Você só sabe se está progredindo quando faz medições, então, é essencial que para o seu planejamento ser bem sucedido haja o estabelecimento de parâmetros. Voltando ao exemplo de perder peso, saberemos se estamos sendo bem-sucedidos nos pesando, de tempos em tempos.
6. Prepare um cronograma:
Pronto! Já temos objetivos, metas, estratégias e ações. Agora, vamos organizar isso através de um cronograma, deixando claro quem faz o quê. Neste momento, é importante ter cautela, determinar prazos viáveis e garantir que o plano será realmente executado.
7. Coloque o plano em prática, o avalie e revise continuamente:
No papel, é tudo muito lindo. Mas agora, que está tudo pronto, é chegada a hora de colocar em prática e acompanhar de perto os resultados! Para isso, os indicadores serão os seus maiores aliados, pois a sua função é monitorar o progresso da empresa. Lembre-se de que você precisa monitorar tudo continuamente e avaliar se precisa corrigir a rota: mesmo planejando, podemos ter intercorrências que nos obriguem a mudar o curso.
Cuidado para não errar no seu planejamento estratégico pulando fases. Algumas pessoas pensam que a fase da Análise SWOT, por exemplo, não é necessária. Outras estabelecem objetivos, mas esquecem de os desdobrar em planos de ação. Algumas acabam errando ao esquecer de definir os responsáveis por cada tarefa e deixando o plano sem dono. E tem aquelas que fazem tudo certo no começo, mas erram ao decorrer do processo, não monitorando o cumprimento das metas. Não seja você uma dessas pessoas!
E então, está pronto para começar seu planejamento estratégico e voar rumo aos seus sonhos?
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