Em primeiro lugar, absenteísmo é a expressão usada para caracterizar faltas injustificadas, problemas de saúde ou pessoais, imprevistos e até mesmo a indisciplina do profissional, como atrasos.
Antes de mais nada, o absenteísmo nas empresas afeta diretamente os resultados da organização, elevando custos e prejudicando a qualidade da produção. Ou seja, quando o colaborador se ausenta por um dia, o trabalho dele ficará prejudicado, podendo atrapalhar o andamento das demais etapas do trabalho. Muitas vezes, é necessário colocar um substituto para executar a demanda, e isso pode causar atrasos e falhas no processo considerando a falta de experiência ou prática naquela atividade. Essa alteração no processo pode ainda ocasionar atrasos na entrega do produto final arriscando inclusive de haver um cancelamento de pedido.
De modo geral, pesquisas apontam que um dos principais motivos da ausência dos colaboradores são problemas de saúde, doenças ocupacionais, sobrecarga de funções e até más condições de trabalho. Dessa forma, os problemas relacionados à saúde ocupacional podem ser amenizados com os laudos técnicos feitos por médicos e engenheiros do trabalho:
- PCMSO- Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional;
- PPRA- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais; e
- LTCAT- Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho.
Contudo somente os laudos não servem, eles precisam ser praticados para evitar de fato que o problema não ocorra.
Juntamente com os itens já sinalizados, outros fatores que podem gerar o absenteísmo são mau tempo, dificuldades com transporte público e problemas pessoais.
Para amenizar a taxa de absenteísmo é necessário entender os motivos, ou seja, é necessário que a empresa faça uma investigação interna. Esse processo para avaliar se as faltas são de origem interna ou externa, voluntárias ou involuntárias. Para isso o ideal é fazer uma pesquisa diretamente com os colaboradores, através de pesquisa do clima organizacional ou até mesmo com uma conversa. É importante que a empresa faça um monitoramento do absenteísmo, para poder fazer um correto “diagnóstico” e a partir disso trabalhar na redução do mesmo. Para fazer este controle a empresa pode usar uma fórmula.
A fórmula mais utilizada para o cálculo do absenteísmo é:
(Quantidade média de colaboradores x total de dias úteis perdidos)
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(Quantidade média de colaboradores x total de dias úteis no mês)
Usando um exemplo prático: A sua empresa tem 100 colaboradores. Em um mês, 10 deles tiveram faltas e atrasos. Somando todos esses períodos, foram dois dias úteis perdidos. Os gestores resolvem analisar a taxa em uma avaliação mensal, cujo mês teve 22 dias úteis trabalhados. Assim, é feito o seguinte cálculo:
- (100 colaboradores x 2 dias úteis perdidos) ÷ (100 colaboradores x 22 dias úteis)
- 200 ÷ 2.200 = 0,090 ou 9% de absenteísmo.
Em geral um índice aceitável para o absenteísmo é de 4%.
A melhor forma de reduzir o absenteísmo é a prevenção. O poder de mudança está nas mãos dos gestores e RH, incluindo a gestão de absenteísmo em suas estratégias principais e pensando em soluções criativas e eficientes para solucionar os problemas.
Em síntese, o combate a ausência pode começar com atitudes básicas, como a ergonomia, programas educativos, programas de treinamentos e cursos de formação, oferta de planos de saúde, dentre outros benefícios. Um ambiente de trabalho confortável, com oportunidades e inspirador, sempre é a melhor razão para o colaborador querer estar presente.
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Liege Jaqueline Kollet Peixoto
Gestora em RH, especialista em e Social, Gestão trabalhista e de Pessoas