skip to Main Content
Por Que Preciso De Um Plano De Negócios?

Por que preciso de um plano de negócios?

Quando um futuro empresário faz essa pergunta sobre a necessidade de um plano de negócios no momento que empreender ainda é apenas uma ideia, BINGO. Que alegria!

Vamos te explicar o motivo para esta festa.

A grande maioria dos empreendedores não se prepara antes de dar início ao seu negócio e com isso muitas empresas acabam ficando pelo caminho. Porém não precisa ser assim, você pode fazer diferente da maioria.

Acompanhe comigo uma analogia. Na vida de jogador de futebol, (afinal no nosso país temos muitos e você deve lembrar de algum), os torcedores só passam a conhecê-lo depois de famoso. Quando está jogando em um grande clube, ganhando um salário significativo, alguns deles no auge de seus 18 anos de idade e isso parece sorte. Porém, o que ninguém percebe é que esse jogador não saiu naquele dia de sua casa e teve a brilhante ideia de ser um jogador. Provavelmente lá na sua infância ele viu algum jogador famoso no qual se inspirou, ou ainda percebeu que gostava muito de jogar e tinha habilidade. Qualquer um desses fatores pode lhe ter motivado. Então, de lá para cá ele tem se preparado dia após dia para também ser um bom jogador.

Mas onde quero chegar com este exemplo?

Embora empreender não seja como jogar futebol, podemos associar a ideia de ser tornar um grande jogador com O PLANO DE NEGÓCIOS. Afinal foi com preparo e estratégias que aquele jovem jogador atingiu seus objetivos.

Mas afinal o que é Plano de Negócios?

Um plano de negócios é um guia que vai pontuar metas, datas e detalhes do seu projeto.
Em outras palavras, ele é considerado como uma ferramenta que traça um retrato fiel do mercado. Nesse sentido, seu principal objetivo é diminuir o máximo de riscos e incertezas, identificar o potencial e também onde podem estar as ameaças, as falhas e os erros antes mesmo de colocá-lo em prática.
Através dele você irá descobrir se o seu futuro negócio é viável ou não. Ele serve como guia, mas não significa que você terá que seguir à risca sempre da mesma forma. Ao longo do projeto caberá a você analisar a evolução e fazer alterações e mudanças no momento certo.

Um plano de negócios é constituído pelos seguintes tópicos:
  • Sumário executivo
  • Análise de mercado
  • Plano de marketing
  • Planejamento operacional
  • Plano financeiro
  • Construção de cenários
  • Avaliação estratégica
  • Avaliação do plano de negócios

Cada um destes tópicos, é constituído por outros vários pontos, portanto,  todos devem ser executados para o sucesso do plano.
Os primeiros meses de um novo empreendimento costumam ser muito difíceis, se é difícil para quem planeja, imagina para quem não planeja. Além de ter ideias, encontrar um ponto comercial e conhecer os custos, planejar o futuro da empresa é essencial. Para evitar riscos futuros, a elaboração do plano de negócio é indispensável.

Mas você sabia que pode contar conosco nesse momento?

Sim, nós do Polo Contábil podemos te ajudar a desenvolver e colocar em prática o seu plano de negócios.
Te ajudamos a compreender cada um dos tópicos listados, e analisar o quanto é viável o seu projeto. E sim nós aconselhamos que faça isso juntamente com um profissional, por ser extremamente detalhado. Talvez muitas coisas pareçam “bichos de sete cabeças” para você no início, mas com um pouquinho de empenho e ajuda tudo ficará mais claro. Com seu plano concluído você terá muito mais confiança para colocar em prática, sem falar na certeza de estar entrando no negócio certo.
O plano de negócios não serve somente para futuras empresas, ele também serve para empresas operantes. Nunca é tarde para se alinhar e evoluir.

Então, você já tem uma ideia? Quer empreender? Já é empreendedor? Nós podemos te ajudar, afinal, nosso negócio é contribuir com o sucesso da sua empresa. Entre em contato conosco e agende um horário.

Andrieli da Silveira Ribeiro de Melo
Relacionamento Polo Contábil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você
Uma das perguntas que mais nos fazem, aqui no Polo…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top