skip to Main Content
Quais São Suas Metas Para 2021?

Quais são suas metas para 2021?

Já pensou nas suas metas para este ano novo?
O ano de 2020 foi de muitos desafios, ninguém poderia prever que teríamos uma pandemia e que isso mudaria a forma como vemos as coisas. Como vemos o mundo, as relações sejam elas pessoais ou profissionais. Até os processos de trabalho precisaram de adequações e tantas outras coisas que foi possível aprender.

Certamente ninguém gostaria de estar passando por tudo isso, haja saúde emocional, mas vamos pensar o que de fato extraímos desse último ano. O que você está levando? Problemas, reclamações, culpas ou aprendizados, melhorias e oportunidade de se reinventar.

No conteúdo de hoje, gostaria de convidar a todos para uma pausa, um momento pessoal onde possamos colocar tudo em uma balança. Pensar em cada ação, cada momento, cada dificuldade e cada aprendizado. Sugiro que reflita o que tudo isso lhe trouxe de percepção sobre o mundo, sobre a vida e a forma que encaramos?

Eu posso afirmar que no último ano, mesmo sem estudar teorias, foi um ano em que eu aprendi muito, talvez tenha sido um dos anos que mais aprendi na vida.

Aprendi sobre organização, sobre quebrar meus próprios paradigmas. Sobre respeitar as diferenças, sobre tecnologias, sobre a importância de deixar de ser analógico. Sobre aceitação pessoal e também do outro, aprendi a respeitar os meus limites e também sobre resiliência.

O ilustre Nelson Mandela, fala “Aprendi que a coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele.” E essa perspectiva de que muitas vezes estamos sim amedrontados, mas mesmo assim é preciso seguir em frente e mirar nos objetivos que pretendemos atingir.

E é sobre objetivos e planos que precisamos falar. Termos planos e metas claramente desenhos é a forma mais assertiva de transformarmos sonhos em realidade e para isso é preciso seguirmos alguns passos.

Já sei que você deve estar pensando que tudo isso é muito difícil e que mesmo que desenhe depois vem uma avalanche como 2020 e transforma tudo. Mas o fato é sim a vida pode ter adversidades e o quanto mais clareza você tiver sobre o que pretende mais facilmente você será aquele que se destaca por conseguir evoluir enquanto muitos perecem.

Então vamos começar falando que planos desenhados apenas como resoluções aleatórias como por exemplo emagrecer, ter mais lucro, ganhar mais dinheiro realmente não funcionam, você precisa de mais que isso. Precisa saber como, quando e porquê.

Vamos ao que interessa, vou te dar 4 passos para você executar tanto no âmbito pessoal como profissional:
1 – Reflita sobre seus valores

A primeira coisa antes mesmo de definir suas metas é rever seus valores, ou seja, antes de pensar O QUE precisa pensar PORQUE. Liste seus valores em uma folha para depois cruzar ele na hora de desenhar seus planos.

2 – Tenha clareza sobre o que espera do futuro

Desenhe claramente sua visão de futuro. Não se preocupe em como chegará lá, esse é um próximo passa, apenas pense em onde e como quer estar no futuro e idealize como se vê quando cumprir suas metas.

3 – Trace suas metas e objetivos

Agora sim vamos pensar em metas e objetivos. Você pode começar separando por áreas, por exemplo na sua vida pessoal pode fatiar em trabalho, cultura, dinheiro, diversão e empresariais entre áreas que imagina finanças, pessoas, processos.

Depois disso você pode começar a transformar aquelas intenções que tinha de por exemplo perder peso em algo mais concreto, metas são coisas que podemos mensurar, então defina quanto quer perder, como quer perder, em que prazo?

Esse é o maior erro que comentemos de não detalhar as intenções de forma concreta e com isso não conseguimos alcançar.

Então eu sugiro que siga a linha dos especialistas em produtividade que usam o método de metas SMART, que vem do inglês e quer dizer “esperta”. E desenhe seguindo a seguinte lógica.

  • Específicas (Specifics)
  • Mensuráveis (Measurable)
  • Realizáveis (Achievable)
  • Relevantes (Relevants)
  • Com prazo definido (Timed)

Por fim, é fundamental que você escreva suas metas em algum lugar e não as guarde escondidas. Procure ler todos os dias quais são suas macrometas para não perder o foco e na hora de desenhar lembre-se de que precisam ser claras e factíveis.

4 – Acompanhe mensalmente as metas

Essa é uma etapa muito importante, você precisa acompanhar mensalmente suas metas e a evolução. Nesse momento reflita sobre os valores, a visão e também sobre as metas. Veja se as prioridades seguem as mesmas e se as metas continuam fazendo sentido.

Essa revisão tem mais do que o objetivo de manter as metas nos trilhos, mas tem o foco maior em lhe fazer evoluir e melhorar continuamente.

Agora que você já sabe os 4 passos básicos para traçar e alcançar suas metas é mãos à obra, vamos trabalhar para ter um 2021 muito prospero e com propósito. Que seja um ano de muitas conquistas de sonhos.

Juliana Herrmann
Contadora e Diretora do Polo Contábil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você
Uma das áreas mais importantes de uma empresa é a…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top