skip to Main Content
Você Sabe O Que é Taxa CDI?

Você sabe o que é taxa CDI?

O assunto investimento está em alta no mercado financeiro e para conseguir melhores resultados precisamos ter domínio sobre algumas taxas e indexadores. Hoje vamos tratar do CDI, que determina os índices de referência para a maiorias das aplicações em renda fixa.

Os Certificados de Depósito Interbancário chamados de “CDI”, são títulos emitidos por instituições financeiras com o objetivo de transferir recursos entre instituições que têm reserva e instituições que necessitam de capital para repor o seu caixa, geralmente têm prazo de 1 dia útil e podem ser de duas formas: prefixados ou pós-fixados.

Segundo uma regra internacional conhecida como Regra de Basileia, as instituições financeiras não podem encerrar o dia com o caixa negativo para que não haja risco de quebra sistêmica. São exigências mínimas do Banco Central que tem a intenção de precaver o risco de credito e é obrigatória a todos os bancos comerciais.

A taxa CDI tem outra característica que é melhorar a liquidez das instituições financeiras. A média destas operações é publicada diariamente pela Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados), como uma taxa de índice que é referência para todas as operações de crédito do mercado financeiro.

Mesmo sendo um investimento exclusivo das instituições financeiras, ele pode influenciar muito nas suas finanças pois quanto maior for a cotação da taxa CDI no mercado financeiro, mais valioso será o custo do dinheiro.

Entretanto as pessoas físicas não podem investir em CDI porque ele não é um investimento, trata-se apenas de um indexador. Porém algum investimento tem essa taxa como referência, tais como:

  • CDB – Certificado de Depósito Bancário;
  • LCI – Letra de Crédito Imobiliário;
  • LCA – Letra de Crédito do Agronegócio;
  • LC – Letra de Câmbio.
Fica a dica!

Ou seja, quando você vai investir e escuta que o CDB está rendendo 120% do CDI quer dizer que vai receber taxa de indexação do CDI + 20%. Se comparado com a poupança, que paga em torno de 70% da SELIC, esse rendimento é bem mais interessante.

Então se pretende investir, procure estudar sobre modalidades de investimentos e indexadores. Isso lhe trará muitos ganhos!

Marlice Winter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você
A nota fiscal de estorno, também chamada de nota fiscal…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top