O assunto investimento está em alta no mercado financeiro e para conseguir melhores resultados precisamos ter domínio sobre algumas taxas e indexadores. Hoje vamos tratar do CDI, que determina os índices de referência para a maiorias das aplicações em renda fixa.
Os Certificados de Depósito Interbancário chamados de “CDI”, são títulos emitidos por instituições financeiras com o objetivo de transferir recursos entre instituições que têm reserva e instituições que necessitam de capital para repor o seu caixa, geralmente têm prazo de 1 dia útil e podem ser de duas formas: prefixados ou pós-fixados.
Segundo uma regra internacional conhecida como Regra de Basileia, as instituições financeiras não podem encerrar o dia com o caixa negativo para que não haja risco de quebra sistêmica. São exigências mínimas do Banco Central que tem a intenção de precaver o risco de credito e é obrigatória a todos os bancos comerciais.
A taxa CDI tem outra característica que é melhorar a liquidez das instituições financeiras. A média destas operações é publicada diariamente pela Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados), como uma taxa de índice que é referência para todas as operações de crédito do mercado financeiro.
Mesmo sendo um investimento exclusivo das instituições financeiras, ele pode influenciar muito nas suas finanças pois quanto maior for a cotação da taxa CDI no mercado financeiro, mais valioso será o custo do dinheiro.
Entretanto as pessoas físicas não podem investir em CDI porque ele não é um investimento, trata-se apenas de um indexador. Porém algum investimento tem essa taxa como referência, tais como:
- CDB – Certificado de Depósito Bancário;
- LCI – Letra de Crédito Imobiliário;
- LCA – Letra de Crédito do Agronegócio;
- LC – Letra de Câmbio.
Fica a dica!
Ou seja, quando você vai investir e escuta que o CDB está rendendo 120% do CDI quer dizer que vai receber taxa de indexação do CDI + 20%. Se comparado com a poupança, que paga em torno de 70% da SELIC, esse rendimento é bem mais interessante.
Então se pretende investir, procure estudar sobre modalidades de investimentos e indexadores. Isso lhe trará muitos ganhos!
Marlice Winter